<-- home

Não esqueça de ser ótimo

Não esqueça de ser ótimo

Demonstrar calma e bons modos no meio profissional nem sempre é fácil. Não obstante, é requisito essencial de toda pessoa que deseja ascender em sua carreira.

Nas palavras de Elliot, “você consegue medir o tamanho de uma pessoa pelos que a deixa irritada”.

Falta de cortesia, já foi demostrado cientificamente, ser um catalizador para descortesias cada vez de maiores e frequentes.

Além de ser excelso em suas atividades técnicas, o profissional de verdade deve perceber que ter uma postura ilustre é meio caminho para a credibilidade. Você pode até ser o melhor no que faz, mas se não souber lidar com pessoas as chances são que você jamais seja reconhecido.

Abaixo vão algumas dicas de como agir em situações que podem gerar conflito.

É muito mais fácil convencer gentilmente

Quando necessitar mudar a opinião de alguém, faça-o indiretamente, com perguntas que a direcionem ao caminho, de modo que ela descubra a resposta correta por si mesma. Pois ao atacar as crenças de uma pessoa enfaticamente a tendência dela é prender-se ainda mais a ideia.

O mesmo serve ao chamar a atenção aos erros, faça-o indiretamente, assim ambos os egos são mantidos e nenhuma resistência é criada.

Elogie para criar comportamentos

Shakespeare certa vez disse “Assuma uma virtude, se você não a tem”. Quando queremos estimular um comportamento em determinado alguém uma saída é considerar que a pessoa já se comporte dessa maneira, dando-a uma reputação para manter.

Haja de coração em suas aprovações e seja pródigo em elogios.

Não anuncie seu descontentamento como uma carga de cavalaria

Se você está descontente sobre algo, queixar-se para seus colegas provavelmente não vai ajudar e pode desmoralizar a esquipe. Sempre que ver um problema procure sua solução, não fique remoendo uma coleção de malezas - o maior prejudicado é você mesmo.

Não crie uma perspectiva negativa na lembrança de seus colega ao recordarem sua pessoa.

Tenha memória curta

Esquecer dos ressentimentos e diferenças passadas é uma grande forma de dar-se bem com todos.

Julgue a pessoa pelos princípios dessa pessoa, não pelos seus

Você pode ser extremamente disciplinado em seus afazeres, não requeira o mesmo de seus colegas.

Seus princípios e atitudes servirão de exemplo para seus semelhantes muito mais do que uma repreensão o fará.


Muitas das ideias expostas aqui foram inspiradas pelo clássico How to Win Friends and Influence People, recomendo a leitura.

DFTBA (Não esqueça de ser ótimo).